Comissionamento e Testes de Sistemas de Proteção e Combate a Incêndio e Pânico.
Descrição Geral:
Comissionamento é um processo para verificar, inspecionar e testar os sistemas e componentes de um sistema de prevenção e combate a incêndio, garantindo que estejam instalados e funcionando conforme as especificações técnicas e operacionais do projeto.
Problema que Resolve:
Identifica falhas ocultas nos equipamentos e sistemas instalados.
Identifica problemas que poderiam passar despercebidos, como sensores mal calibrados, tubulações obstruídas ou equipamentos defeituosos, evitando que alguma falha comprometa o sistema no momento de uma emergência.
Ajuda a ajustar equipamentos para reduzir a ocorrência de falsos alarmes, que podem gerar pânico e custos desnecessários com evacuações ou interrupções operacionais.
Garante que os dispositivos instalados estão calibrados corretamente para responder apenas a situações reais de incêndio.
Cumprimento das exigências legais do CBM, certificadoras e seguradoras que exigem os documentos técnicos de comissionamento para validar a empresa.
Como Funciona:
O comissionamento de um sistema de prevenção e combate a incêndio segue um processo estruturado em várias etapas, visando garantir que o sistema atenda aos requisitos de segurança e esteja em plena conformidade com as normas:
-
01 - É Inicialmente realizado um estudo do projeto e documentações técnicas de Segurança Contra Incêndio e Pânico aprovado pelo CBMGO.
-
02 - Após estudo da documentação da empresa é realizado o planejamento do comissionamento onde é definido os objetivos e construído o cronograma de ações.
-
03 - Conforme cronograma de ações definido iniciamos as inspeções, teste de funcionamento e eficiência dos equipamentos e componentes, avaliando a conformidade com o projeto aprovado.
-
04 - Após realizado todos os testes funcionais do sistema é emitida a documentação técnica do comissionamento, relatórios e laudos de conformidade e/ou não conformidade.
-
04.01 - Os documentos conformes são impressos e entregues assinados com respectiva ART-Anotação de Responsabilidade técnica.
-
04.02 - Os documentos não-conformes são impressos e entregues assinados com respectiva ART-Anotação de Responsabilidade técnica, para ser tomada as providências e realizada as ações corretivas no equipamento inoperante.
-
-
05 - Em alguns casos, após a conclusão do comissionamento, pode ser realizar o simulado de funcionamento e treinamento operacional da equipe de combate a incêndio (Brigadistas).
-
06 - Após finalizado os testes, emissão dos documentos técnicos e treinamento funcional é montado um book completo e realizado uma reunião para entrega e apresentação dos resultados.
Aplicação:
Qualquer empresa que possui sistema de prevenção e combate a incêndio instalado.
Materiais (se aplicável):
x-x-x-x-x
Diferenciais:
- Nosso diferencial é possuir os equipamentos mais modernos no mercado para realização da maioria dos testes nos sistemas implantados, garantindo agilidade e alta qualidade nos serviços prestados.
- Possuímos um time de engenharia com profissionais altamente qualificados para realização das inspeções nos sistemas e treinamento funcional da equipe.